Melhoramento do linho (*Linum usitatissimum*, L) para caracteres agronômicos e nutracêuticos utilizando técnicas multivariadas e de envirotipagem

O consumo de alimentos funcionais tem crescido significativamente nas últimas décadas, estimulando pesquisas para a produção de espécies com propriedades benéficas para a saúde, como a linhaça (Linum usitatissimum L.). A linhaça é uma planta versátil, utilizada tanto na alimentação humana quanto em setores como a indústria cosmética. A busca por genótipos adaptados a diversas condições ambientais torna-se essencial para expandir o cultivo em regiões com informações técnicas limitadas. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva selecionar genótipos de linhaça superiores adaptados à diferentes condições edafoclimáticas de Santa Catarina. Para isto, cerca de 40 genótipos selecionados previamente no Programa de Melhoramento Genético da Linhaça conduzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Experimentação e Melhoramento Vegetal (NEPEM) serão então avaliados em uma rede de ensaios multiambientes por três anos, que serão utilizados para avaliação da adaptabilidade e estabilidade dos materiais, envolvendo índices multivariados e técnicas de envirotipagem para melhor compreensão do comportamento dos genótipos em diferentes ambientes. Com a conclusão do projeto, espera-se identificar genótipos superiores adaptados às diferentes condições climáticas de Santa Catarina e que tenham potencial para se tornarem uma nova cultivar comercial, contribuindo para o avanço da cadeia produtiva da cultura no Brasil. Além disso, os genótipos identificados com propriedades funcionais e nutricionais relevantes podem servir como base para estudos futuros relacionados a outras plantas funcionais, ampliando o conhecimento nesta área emergente. O projeto também tem impacto no ensino superior, contribuindo para a qualidade das aulas teórico-práticas das disciplinas de Bioestatística e Experimentação Agrícola para graduação, além de Melhoramento Genético de Plantas para pós-graduação.

NEPEM

Somos um grupo de pesquisa da UFSC dedicado ao melhoramento genético de plantas, experimentação de campo, e fenotipagem digital de alto rendimento. Com foco na formação de recursos humanos qualificados, impulsionamos a agricultura sustentável através de tecnologia e ciência aplicada.

Next
Previous